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Você já ouviu falar no Diesel Verde?

Com o passar dos anos, os combustíveis fósseis vem sendo cada vez mais utilizados. Agora, sua utilização não ocorre somente na zona urbana, mas também tornaram-se indispensáveis na zona rural como combustíveis para os maquinários, necessários para o desenvolvimento do agronegócio. Sabendo que a utilização de combustíveis fósseis é extremamente prejudicial ao meio ambiente, o aumento de sua demanda também promoveu um aumento em pesquisas para contornar a poluição causada pelos derivados do petróleo, como é o caso do Biodiesel, por exemplo.

Dentre uma dessas opções, uma das mais inesperadas diz respeito ao Diesel Verde, combustível com propostas extremamente interessantes para escapar da poluição petrolífera. Você já ouviu falar no Diesel Verde? Sabe como ele é produzido? Vem com a gente que vamos te contar tudo nesse artigo!

Índice:

  1. O que é o Diesel Verde?
  2. Quais as vantagens do Diesel Verde?
  3. Sobre as especificações da ANP
  4. Afinal, é uma boa resposta ao petróleo?

Você pode ler a sequência ou selecionar um dos tópicos e ser redirecionado(a) diretamente à ele. Boa leitura!

O que é o Diesel Verde?

Em síntese, o Diesel Verde é uma nova introdução de biocombustível para motores de ciclo diesel. Esse combustível é muito similar ao já conhecido Diesel que é derivado do petróleo, porém sua matéria prima provém de fontes renováveis e não agressivas ao meio ambiente.
Esse combustível possui um grau de tecnologia aplicado bem maior do que o Diesel comum, o que é coerente com o avanço tecnológico dos automóveis atuais. Sua composição possui alta estabilidade, maior qualidade e pouquíssimos componentes prejudiciais ao meio ambiente, e não é a toa que muitos países da Europa e os Estados Unidos já o utilizam.

A obtenção do Diesel Verde é principalmente através de óleo vegetal, como por exemplo óleo de soja. Nesse ponto, quem conhece mais a respeito do Biodiesel – leia nosso artigo sobre as vantagens do Biodiesel clicando aqui – deve estar se perguntando se o princípio não é o mesmo, e a resposta é sim! Entretanto, o que diferencia o Diesel Verde do Biodiesel é que a produção do Diesel Verde permite que outros componentes, como óleo de fritura, microrganismos, gordura animal e demais resíduos sejam misturados na mesma composição. Além disso, para ser produzido o Diesel Verde, os resíduos devem passar por um processo de hidrogenização, isto é, ser colocados em contato com hidrogênio em altas pressões e temperatura controlados, e então, o combustível é criado.
Além do combustível para motores de ciclo diesel, o mesmo meio de produção permite que sejam produzidos biocombustíveis para aviação, biopropano e bionafta, o que além de reduzir o custo de produção de todos esses compostos também reduz imensamente a poluição proveniente de sua utilização.

O Diesel Verde também é conhecido como HVO, uma sigla em inglês que significa Hydrotreated Vegetable Oil, ou “Óleo Vegetal Hidrotratado”, em portugûes. As taxas de emissões de poluentes do HVO são ainda menores do que as do Biodiesel, de forma que a emissão de CO2 é quase zerada durante a utilização desse biocombustível. Além disso, outros poluentes também sofrem redução, como é o caso do material particulado fino emitido, cuja emissão é reduzida em mais de 30%, ou a emissão de hidrocarbonetos (CH) que alcança também a faixa dos 30%, 24% de redução no caso do monóxido de carbono (CO) e 9% a menos de emissões dos óxidos de nitrogênio (NO).

Quais as vantagens do Diesel Verde?

Não compete com a produção de alimentos

Apesar de o Biodiesel ser uma excelente alternativa para contornar os problemas relacionados à poluição, um dos obstáculos de sua produção está na utilização de alimentos dos quais provêm o óleo, que é sua matéria prima. No caso do Diesel verde, tal competição não acontece, pois sua matéria prima também consiste em dejetos, carcaças de animais, e alimentos que não estão mais próprios para o consumo.

Diesel Verde pode ser usado puro

As vantagens não se limitam unicamente frente aos problemas ambientais, o Diesel Verde também possui uma excelente autonomia e eficiência, de forma que o desempenho de um automóvel com o Diesel Verde pode ser equiparado ao desempenho de um mesmo automóvel com Diesel normal. Sendo assim, a eficiência do HVO permite que ele seja utilizado sozinho em motores a Ciclo Diesel, sem a necessidade de haver mistura, como ocorre com o Biodiesel.

Maior estabilidade

Além dos demais benefícios, o Diesel Verde também possui maior estabilidade quando comparado aos demais tipos de Diesel, isto é, pode ser armazenado por mais tempo e seu período de ociosidade não trará danos aos componentes do automóvel, como bombas, bicos injetores, filtros, etc.

Diesel verde possui fácil produção em território brasileiro

Como as matérias primas do Diesel Verde se concentram em gordura animal e óleo de alimentos, tais como soja e Cana-de-Açúcar, a produção desse combustível se torna muito acessível em território brasileiro. Isso ocorre porque o Brasil é campeão em produção, tanto de carne, de onde provém a gordura animal, quanto de soja, o que torna propícia a utilização desses materiais para a produção desse novo combustível.

Sobre as especificações da ANP

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou uma resolução que define especificações para a produção experimental do Diesel Verde. De acordo com a empresa, “esse novo combustível reduz a emissão de gases de efeito estufa em 70% em relação ao óleo diesel mineral.”. Comentam ainda sobre a tecnologia aplicada no desenvolvimento do HVO “O diesel renovável é um biocombustível avançado, com a mesma estrutura do diesel convencional”. Atualmente, o HVO é produzido apenas em caráter laboratorial, porém espera-se que até o próximo ano (2022), sua produção possa de fato ser inserida no mercado.

A publicação dessa resolução aparece como um primeiro passo para introduzir o Diesel Verde em território brasileiro, e com certeza será só o primeiro de muitos que ainda virão.
Você pode ler mais sobre as especificações no site da ANP.

 

Afinal, é uma boa resposta ao petróleo?

Se você estava curioso(a) para essa resposta, adiantamos que ela é sim! O Diesel Verde aparece como uma excelente alternativa ao combustível derivado do petróleo, o qual vem perdendo fama com o passar dos anos.
Além do benefício ambiental, o qual mostrou-se extremamente forte e superior até mesmo que o proveniente do Biodiesel, há também a questão da escassez do petróleo, que por não ser matéria prima renovável, corre risco de acabar.
Há tempos ambientalistas e demais pesquisadores vêm procurando alternativas para substituir os combustíveis fósseis, e talvez o Diesel Verde esteja entre as mais promissoras, pois sem dúvidas é a mais moderna.
Quem sabe, em um futuro não tão distante, o HVO se adeque às necessidades do dia a dia e substitua por completo o Diesel fóssil. Esse será sem dúvida um marco na história, onde poderemos dar adeus ao Diesel conhecido e abrir os braços para uma nova oportunidade, que envolve desenvolvimento, sustentabilidade e abundância.

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