// ON Petro

Gasolina ou Álcool? Qual vale mais a pena

Com as excessivas oscilações nos preços dos combustíveis no território brasileiro, a pergunta “Gasolina ou Álcool?” está presente no dia a dia dos motoristas que dispõem de um veículo que é flex, isto é, que pode ser abastecido tanto com gasolina quanto com álcool.

Aqui você encontrará as principais diferenças entre a Gasolina e o Álcool, e poderá descobrir qual dos dois vale mais a pena para o seu veículo. Para favorecer ainda mais nossos estimados leitores, apresentaremos uma maneira fácil e rápida de como você pode calcular qual dos dois combustíveis está valendo mais a pena em sua cidade.

Além disso, você que já possui um veículo flex, ou está pensando em adquirir um, encontrará algumas curiosidades sobre a utilização dos dois combustíveis em questão na estrada e na cidade.

 

Acompanhe a leitura e entenda mais sobre a relação entre o preço e o rendimento de cada um desses combustíveis:

 

Índice:

Algumas diferenças entre Gasolina e Álcool;

Cálculo Gasolina x Álcool

No geral, qual vale mais a pena?

 

Está interessado em apenas um dos tópicos acima? É só clicar que você será direcionado direto para ele. Ou, faça a leitura completa a seguir:

Algumas diferenças entre Gasolina e Álcool

Nos postos de combustível do Brasil, um litro de álcool é sempre mais barato financeiramente do que um litro de gasolina. Assim, um consumidor que deseja (e pode) completar o tanque de seu automóvel com um desses combustíveis, irá gastar menos caso opte pelo álcool.

Entretanto, isso não significa que o consumidor terá apenas vantagens com essa escolha, e nós vamos explicar o porquê.

O álcool (também conhecido como etanol) é uma substância muito volátil e pouco densa, ou seja, evapora mais rápido e possui menor quantidade de energia quando comparado à gasolina. Assim, um tanque cheio de álcool tende a durar menos do que um tanque cheio de gasolina. 

A gasolina, por sua vez, é uma substância mais densa e menos volátil, que possui maior energia quando comparada à uma mesma quantidade de álcool. Essa energia corresponde a um valor cerca de 30% maior que a quantia energética fornecida pelo álcool. 

Em outras palavras, quando comparamos uma mesma quantidade de gasolina e etanol, o etanol apresenta um rendimento de cerca de 70% da gasolina. (mantenha esse valor em mente).

 

Outra questão importante na hora de decidir entre álcool e gasolina refere-se à questão ambiental. É um fato que tanto a gasolina quanto o etanol são menos poluentes que o Diesel, (você pode saber mais sobre a poluição causada pelo Óleo Diesel clicando aqui) entretanto os combustíveis em questão também são grandes poluentes, e é importante conhecer mais sobre seus impactos ao meio ambiente.

Estudos realizados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) comprovaram que a gasolina é mais prejudicial ao meio ambiente e à saúde humana  do que o álcool.

A gasolina, derivada do petróleo, emite diversos gases poluentes. Suas emissões contribuem para o efeito estufa e para o aquecimento global. Além disso, as emissões também são muito prejudiciais à saúde, como a maioria dos combustíveis.

O Etanol é um combustível derivado da cana-de-açúcar, que também emite gases poluentes, entretanto sua utilização no lugar da gasolina tem como resultado uma grande diminuição da emissão alguns poluentes, como Monóxido de Carbono (CO) e Óxido de Nitrogênio (NO).

 

Cálculo Gasolina x Álcool

Na hora de pagar pelo seu combustível, o consumidor deve ter em mente que o que ele está pagando é por uma quantia de energia para seu veículo. Para facilitar o entendimento, imagine um motorista que opta por abastecer seu automóvel com gasolina, ele paga um valor cerca de 30% mais caro que se abastecesse com Etanol.

Podemos concluir então que o álcool é cerca de 70% do valor da gasolina, assim não fica difícil relacionar o rendimento com o preço e perceber que o que pagamos é, na realidade, pela quantidade de energia.

Existem cálculos que podem ser feitos para verificar se com os valores dos combustíveis, está saindo financeiramente mais barato optar pelo álcool ou pela gasolina.

Para isso, vamos explicar como você pode verificar qual está “valendo mais a pena”:

Para obter a informação, é necessário apenas dividir o preço do litro do etanol pelo preço do litro da gasolina. Se o resultado dessa divisão for menor que 0,7, o etanol está valendo mais a pena. Já se for maior que 0,7, então a gasolina está mais em conta.

É normal se perguntar como funciona esse cálculo, e por isso vamos colocar em mais detalhes. Basicamente o cálculo funciona da seguinte forma: dividindo o valor do álcool pelo valor da gasolina, e transformando o resultado em porcentagem, se o valor for inferior a 70%, o álcool está valendo mais a pena, já se o valor for superior a 70%, o que vale é a gasolina.

Entretanto, deixamos aqui um alerta! Cada carro tem sua própria autonomia, isto é, o valor de 70% é uma estimativa média, uma referência, e pode não ser a realidade de seu automóvel. Para obter um valor mais aproximado com a sua realidade, abasteça o seu veículo primeiro com um combustível, depois com o outro, e então faça as contas de quantos quilômetros você se deslocou utilizando um litro de combustível. Caso a diferença de consumo seja menor do que 30%, o etanol está valendo a pena financeiramente. Já se o valor for superior a 30%, a mais apropriada é a gasolina.

 

No geral, qual vale mais a pena?

Se estivermos falando sobre o desempenho do automóvel dentro da cidade, os motoristas que possuem um carro flex podem fazer as contas já mencionadas e verificar qual dos combustíveis está valendo mais a pena na sua cidade em determinado momento.

Já se o assunto for a estrada, o combustível mais recomendado (na grande maioria das vezes) é a gasolina. Isso ocorre porque a gasolina apresenta um rendimento maior que o do álcool, e como o consumo do automóvel diminui bastante quando na estrada, um combustível que possui um rendimento maior é mais recomendado.

Existem rumores sobre problemas relacionados a trocar de combustível quando você está acostumado(a) a abastecer seu veículo flex com apenas um tipo, tais afirmações não passam de um mito. 

Se o seu automóvel é flex, ele foi fabricado com uma tecnologia preparada para aceitar tanto a gasolina quanto o etanol. Sendo assim, se você possui um carro flex e optar por trocar de combustível, ainda que só tenha utilizado um em seu veículo até agora, você certamente pode efetuar a troca.

 

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato com a ON Petro na nossa página de contatos.

Relacionados

Biodiesel: Tudo sobre esse biocombustível

O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…

Propriedades e Características do Óleo Diesel s10

O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…

As 7 Principais Propriedades do Óleo Diesel S500

Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…