// ON Petro

É possível misturar Diesel com Gasolina?

Existem rumores na internet dizendo que é possível misturar Diesel com Gasolina e até mesmo  com Etanol, prometendo grandes melhorias e diversas mudanças no motor do automóvel. Também se pode encontrar que é possível misturar gasolina em motores que são preparados para trabalhar com o Diesel. O principal fator que chama a atenção do público para essas mudanças é a economia financeira prometida por essa vertente. Será que isso é verdade? Será que pode causar algum dano no veículo? Vem com a gente que te explicamos direitinho.

 

Índice

As propostas sobre misturar Diesel com Gasolina

É possível fazer a mistura?

Quais as consequências de misturar Diesel com Gasolina?

O que fazer se abasteci meu veículo com Diesel e Gasolina?

 

Selecione um dos tópicos acima de você deseja ir direto para ele.

 

As propostas sobre misturar Diesel com Gasolina

Circulam boatos na internet sobre a efetividade de misturar Óleo Diesel com Gasolina tanto em motores que são flex, suportam gasolina e etanol, quanto os que trabalham exclusivamente com gasolina. As propostas são de que – com apenas 15 ml de Diesel por litro de gasolina -, além de limpar os bicos injetores e reduzir o consumo, o carro passe a ter um melhor desempenho devido ao aumento no nível de octanagem da mistura. (Leia mais sobre octanagem clicando aqui)

Afinal, será que misturar Diesel na gasolina traz melhorias ao motor?

 

É possível fazer a mistura?

Existem diversos conteúdos informacionais importantíssimos na internet. Entretanto, quando se trata de informação, qualquer cuidado com a veracidade da informação é pouco. Nesse caso, especialistas afirmam que não é possível misturar Óleo Diesel com Gasolina sem prejudicar o veículo, e que ao invés de trazer melhorias o resultado pode ser muito prejudicial ao motor do automóvel.

Embora sejam ambos combustíveis, o Óleo Diesel é completamente diferente da gasolina, e isso quer dizer que sua composição é diferente, sua densidade é diferente, seus componentes são outros e sua queima ocorre de maneira distinta. 

Os motores que trabalham com Diesel são chamados de motores ciclo-diesel, já os que funcionam com Gasolina, Etanol ou a Gás, são os motores de ciclo Otto. A principal diferença entre eles, é que enquanto um motor ciclo Otto precisa de uma faísca inicial para a combustão, um motor ciclo Diesel trabalha com o aquecimento no final da compressão. 

Assim, ainda que o Diesel e a gasolina sejam de boa qualidade, e que as medidas para esse tipo de abastecimento ocorram da maneira exata, não há como se livrar dos prejuízos dessa mistura.

 

Quais as consequências de misturar óleo Diesel com Gasolina?

O Diesel foi criado com o objetivo de queimar em temperatura e pressão menores que os da gasolina, entretanto o combustível de maior octanagem aguenta maiores temperaturas sem começar a queimar do que a gasolina (e por esse motivo é necessário uma preparação correta do motor). Ao misturar Diesel na gasolina, como as temperaturas para cada funcionamento são diferentes, a queima ideal não ocorre, o que pode prejudicar o motor de diversas maneiras.  

Um dos grandes efeitos negativos, devido à queima mais lenta do Diesel em motores preparados para trabalhar com gasolina, é a maior dificuldade que o motor terá de trabalhar com esse “novo combustível”, o que irá piorar o consumo, além de com o tempo formar  grandes depósitos de sujeira dentro do motor, o que certamente trará danos (muitas vezes irreparáveis) à engenharia do automóvel. Além do problema mecânico quase certo, também é evidente que a queima incorreta de combustível irá emitir maiores níveis de gases poluentes na atmosfera, prejudicando também o meio ambiente.

 

O maior problema

De todas, a maior preocupação dos engenheiros e especialistas em automóveis diz respeito ao risco da pré-ignição, ou como também chamada: batida de pino. Quando gasolina e diesel são misturados, as temperaturas maiores do sistema a Diesel farão com que a gasolina comece a queimar na fase de compressão (enquanto o pistão ainda está subindo), e isso ocorre em posições diferentes, o que levará o motor a fundir, derretendo elementos como o cabeçote, os pistões, o bloco, dentre outros.

Similarmente ao caso de adicionar gasolina no motor a Diesel, quando fazemos ao contrário o fenômeno da pré-ignição também ocorre, de forma que partículas se prendam em locais impróprios e venham a originar uma combustão em um momento inadequado. Dessa forma, a combustão que acontece de forma errônea irá aplicar uma força contrária ao movimento do pistão, o que certamente o danificará e levará à perda do motor.

 

O que fazer se abasteci meu veículo com Diesel e Gasolina?

Se você realizou o abastecimento do seu automóvel com Diesel e Gasolina, é quase certo que seu motor irá apresentar danos, alguns mais prévios e outros futuramente. Dessa forma, dependendo da quantidade que você rodou com o veículo, é possível que alguns problemas já tenham começado a aparecer. Nesse caso, recomendamos que você procure ajuda mecânica para solucionar o problema, isto é, mova o carro até uma oficina mecânica com a ajuda de um guincho, pois quanto mais você movimentar o veículo, maiores danos serão causados.

Será necessário então a drenagem completa do tanque e a limpeza de diversos componentes do motor, principalmente nos bicos injetores e nos pistões, mas se possível recomendamos realizar uma limpeza completa.

Se o período foi curto, ainda não deu tempo de se formarem depósitos de sujeira no motor, mas se este não for devidamente limpo os depósitos se formarão da mesma maneira.

 

Renove

Com o tanque esgotado e a limpeza devidamente realizada é hora de abastecer o seu automóvel com o combustível correto. Se seu motor for movido a Diesel, recomendamos que coloque um Diesel de boa qualidade, para que o motor funcione da melhor maneira possível mesmo após o inconveniente. Já se o motor for movido à gasolina, recomendamos que abasteça com gasolina aditivada ou até mesmo com Gasolina Premium, para que uma limpeza interna também seja realizada.

Leia mais sobre Gasolina Premium clicando aqui!

 

Em resumo, misturar Óleo Diesel com Gasolina não é uma ideia boa, e certamente provocará sérios danos ao motor de quem fizer essa escolha. Se você, por qualquer motivo, acabou abastecendo seu automóvel com essa mistura, é possível que os danos tenham sido baixos e ainda dê tempo de salvar a engenharia do veículo, mas será necessário um esgotamento completo do tanque.

 

Gostou do artigo? Quer saber mais? Fale com a ON Petro!

Relacionados

Biodiesel: Tudo sobre esse biocombustível

O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…

Propriedades e Características do Óleo Diesel s10

O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…

As 7 Principais Propriedades do Óleo Diesel S500

Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…