// ON Petro

Cores das bombas de combustível nos postos

Você sabe diferenciar as cores das bombas de combustível? Já falamos aqui a respeito do significado das diferentes colorações dos combustíveis, mas você sabia que além da diferenciação das cores dos combustíveis em si, os postos de gasolina devem seguir uma ordem específica para a coloração dos bicos? Tal organização tem como objetivo a transparência com o consumidor a respeito do combustível que está sendo comercializado, além é claro de um controle e melhor disposição por parte dos postos.

Nesse artigo entraremos em detalhes a respeito das cores das bombas de combustível nos postos e explicaremos um pouco mais sobre as regras determinadas por lei que os postos de combustível devem seguir em sua estrutura e organização.

 

Índice

O porquê das cores das bombas de combustível

Diferenças além das cores

Outros cuidados com as bombas

 

Você pode ler o artigo na sequência ou selecionar um dos tópicos acima e ir direto à ele. 

Boa leitura!

 

O porquê das cores das bombas de combustível

Fraudes em postos de combustível são uma prática mais comum do que parece. Visando minimizar esse tipo de atividade, novas legislações que incluem a normatização de postos de combustível são apontadas com frequência, o que sem dúvida traz mais segurança ao consumidor na hora de abastecer seu veículo.

Uma dessas normas diz respeito à coloração dos bicos de abastecimento, cores que devem ser específicas de acordo com a regra.

 

Como a fraude é evitada

Sendo obrigados a seguir a legislação, é mais difícil que os postos instruam frentistas a trocar os bicos na hora do abastecimento. 

Por exemplo: se um cliente pedir gasolina aditivada e não houver uma especificação, fica fácil para o frentista utilizar o bico da gasolina comum e cobrar o preço de aditivada, e assim o posto sair lucrando com a situação.

No caso da especificação dos bicos, as chances de fraude são minimizadas, tendo em vista que órgãos de fiscalização estão constantemente verificando fraudes em postos de combustível. Caso não estejam seguindo o regulamento, serão penalizados de acordo com a legislação de proteção ao consumidor.

Alguns postos, nos dias de hoje, ainda possuem etiquetas de identificação nas bombas, porém é muito importante que os consumidores conheçam quais são as especificações das cores para que não possam ser enganados por algumas dessas entidades.

 

Afinal, quais são as cores?

As cores dos bicos nas bombas de combustível são específicas, e devem seguir a seguinte organização:

 

Para Gasolina comum – Laranja;

Para Gasolina aditivada –Azul;

Para Gasolina premium – Amarelo;

Para o Etanol – Verde;

Para o Diesel comum s500 – Vermelho;

Para o Diesel aditivado s500 – Preto;

Para Diesel comum s10 – Cinza;

Para o Diesel aditivado s10 – Cinza.

 

Com essa distinção fica mais fácil para os clientes se atentarem na hora de abastecer e verificar se estão recebendo o produto que pagaram.

 

Diferenças além das cores

Uma informação que é pouco conhecida pela grande maioria é que, além das aparentes cores, os bicos de combustível apresentam outras diferenças entre si, as quais são ainda maiores. Essas se dão por conta da distinção entre modelos de bicos, sendo que cada um apresenta funcionalidades ímpares. Podendo ser mais modernos ou mais simples, o padrão do bico de combustível modifica a maneira como este atua, podendo alguns modelos serem mais vantajosos do que outros.

No Brasil, existe uma regulamentação que limita os modelos de bico que podem ser utilizados, e isso ocorre porque os bicos utilizados devem ser apenas os automáticos. Ainda assim, as variações continuam presente, atuando de acordo com as válvulas de segurança e dimensões do equipamento, veja algumas das variações possíveis:

 

Espessura

Diversos modelos de bicos são comercializados juntos por serem muito parecidos um com o outro, sendo diferenciaveis apenas por sua espessura. Ainda que seja uma distinção simples à primeira vista, a escolha correta é essencial, pois a espessura influencia diretamente na vazão de combustível, o que impacta o abastecimento.

 

Segurança

Geralmente os bicos de combustível que possuem a letra “B” em seu nome são os modelos que possuem maior segurança. São modelos que possuem desarmamento automático, evitando derramamento de combustível durante o abastecimento. Além disso, a maioria ainda conta com uma longa vida útil, sendo mais duradouro e seguro.

 

Velocidade

Outra diferença entre bicos de combustível diz respeito à velocidade de abastecimento. Existem bicos que possuem controle para até 3 velocidades distintas, atuando de acordo com o modelo de veículo e a quantidade de combustível solicitada.

 

Bicos de duas vias

Ao se tratar de bicos mais modernos, existem no mercado bicos com duas vias. Enquanto uma das saídas é responsável por injetar o combustível, a outra atua sugando os gases emitidos na hora do abastecimento (gases esses que são prejudiciais à saúde dos frentistas). Com esse modelo, profissionais podem trabalhar de maneira mais segura, não sendo necessário se afastar do local durante o preenchimento do tanque.

 

Outros cuidados com as bombas

As cores das bombas de combustível, apesar de serem importantes, não são os únicos cuidados que devem ser seguidos ao se tratar desse tipo de equipamento. Por atuarem com líquidos tóxicos e inflamáveis, é extremamente importante que todas as precauções sejam tomadas, principalmente ao se tratar da vida útil do equipamento.

Vazamentos, desgastes, frequência de uso, todos são fatores determinantes para o surgimento de possíveis problemas. Por esse motivo, bombas de combustível devem ser fiscalizadas frequentemente, de forma a prevenir acidentes.

 

Veja os principais pontos verificados:

 

Cores das bombas de combustível

As cores dizem respeito à segurança de compra do cliente, mas são extremamente importantes da mesma forma. Fiscais verificam se as cores dos bicos correspondem ao combustível que está sendo injetado por aquela mangueira, seguindo a predefinição explicada no primeiro capítulo deste artigo.

 

Qualidade das bombas

O fiscal também procura identificar qualquer tipo de desgaste, vazamento, corrosões, pontos com amassados, etc. Tal fiscalização diz respeito à segurança de todos que passam pelo ambiente, e as bombas não podem apresentar nenhum desses defeitos.

 

Visores

A transparência também é fundamental. Durante a fiscalização, os mostradores devem estar atuando de forma legítima, explanando o preço, quantidade de combustível corretos de acordo com o abastecimento.

 

Sistema de travamento

O fiscal irá verificar se as bombas estão travando no momento correto, nem antes nem depois do mostrado nos painéis. Dessa forma, será garantido que o consumidor estará recebendo o total de combustível pelo qual pagou.

 

Acha que com essas dicas é possível fugir de fraudes em postos de combustível?  

Leia também nosso artigo sobre combustível adulterado e saiba como agir se passar por esse tipo de situação.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Fale com a ON Petro por meio de nossa página de contatos!

Relacionados

Biodiesel: Tudo sobre esse biocombustível

O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…

Propriedades e Características do Óleo Diesel s10

O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…

As 7 Principais Propriedades do Óleo Diesel S500

Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…