// ON Petro

Como evitar o superaquecimento do motor

Mais comum entre motoristas inexperientes mas também acontece muito com quem já dirige há algum tempo. O superaquecimento do motor do automóvel traz diversos efeitos negativos momentâneos, mas também prejudica imensamente o motor a longo prazo. A recorrência desse acontecimento pode fazer com o que peças importantes do motor do veículo sofram grandes danos. Nesse artigo explicaremos como você pode evitar que o seu motor superaqueça e, caso venha a acontecer, como você pode lidar com o superaquecimento do motor.

 

Índice:

O que acontece se o motor superaquecer?

Por que o motor superaquece?

O que fazer se o motor superaqueceu?

Como evitar que o motor superaqueça

 

Você pode ler o artigo completo na sequência ou selecionar um dos tópicos acima que o(a) redirecionaremos direto para ele! 

 

O que acontece se o motor superaquecer?

Você já se deparou com algum veículo parado que o motor estava saindo fumaça e estava vazando um líquido do mesmo lugar? Essa situação já aconteceu com você? Pois bem, isso quer dizer que esse motor superaqueceu, isto é, a água do sistema de arrefecimento (resfriamento) do motor aqueceu demais, e tornou-se incapaz de resfriá-lo.

As peças do motor de um automóvel estão em constante atrito, o que resulta em altas temperaturas. Para garantir a segurança geral, e também para o bom funcionamento das peças, é necessário que o motor seja resfriado, e para isso serve o sistema de arrefecimento. 

Em outras palavras, o superaquecimento do motor significa que o motor alcançou uma temperatura que ele não foi projetado para suportar, e isso pode causar severos danos ao automóvel.

O superaquecimento do motor pode causar danos no radiador, no cabeçote, nos pistões ou até mesmo em componentes do motor, o que pode torná-lo inutilizável.

Existem diversos componentes no motor de um automóvel que tem por objetivo evitar o superaquecimento, entretanto, quando algum deles falha, é possível que o motor venha a superaquecer.

 

Por que o motor superaquece?

Existem diversas razões pelas quais um motor pode superaquecer, abaixo estão listadas algumas delas:

 

Baixo nível de óleo do motor

Como já foi posto, as peças do motor de um automóvel trabalham em constante atrito, gerando calor e aquecendo o motor. O óleo do motor tem como objetivo fazer com que esse atrito seja mais suave, o que consequentemente diminui o calor gerado. Dessa forma, caso o nível do óleo do motor esteja baixo, as peças irão produzir mais calor, tornando mais fácil que o motor superaqueça.

 

Baixo nível do Líquido de arrefecimento

Você já ouviu falar em “Água do Radiador” ou “Água do motor” ? Esses são apenas nomes populares para o líquido de arrefecimento. O líquido de arrefecimento é fundamental para manter baixa a temperatura do motor do automóvel, e caso esse líquido esteja em falta no motor, este pode vir a superaquecer.

 

Problema na ventoinha

Quando há algum tipo de problema com o líquido de arrefecimento, ou em casos onde o motor está muito quente e o líquido sozinho não dá conta de esfriar o motor, o carro aciona a ventoinha, que nada mais é do que uma espécie de ventilador do motor, que fará com que a temperatura abaixe. Se a ventoinha for necessária em determinado momento e estiver com mau funcionamento ou mesmo não funcionando, o motor pode vir a superaquecer.

 

Problemas no termostato do motor

O termostato é o aparelho responsável por medir a temperatura do motor. Quando identifica que está alta, este libera o líquido de arrefecimento e, quando necessário, aciona a ventoinha. Se há problema no termostato, e esse identifica baixa temperatura mesmo se essa estiver alta, o motor pode facilmente superaquecer.

 

Existem ainda outros problemas que podem ocasionar o superaquecimento do motor, mas os mencionados acima são sem dúvida os principais.

 

O que fazer se o motor superaqueceu?

Nos dias atuais, os motores fabricados são bem mais preparados para lidar com possíveis problemas do que os motores mais antigos. Isso significa que alguns dos cuidados que deveriam ter os motoristas há alguns anos, hoje já não são mais necessários, como por exemplo, esperar o motor aquecer um pouco antes de movimentar o carro. Entretanto, alguns cuidados que são considerados mais detalhistas ainda são necessários, como os cuidados com o superaquecimento do motor.

Os cuidados

Caso o motor do seu automóvel venha a superaquecer, o primeiro passo é parar o automóvel o mais rápido possível, em qualquer lugar onde for permitido pará-lo, pois se continuar a movimentá-lo, o motor tende a aquecer mais, e consequentemente maiores danos serão causados ao sistema. É possível verificar se o veículo entrou em estado de superaquecimento percebendo a temperatura que o termostato está marcando (se estiver no vermelho, é hora de parar o automóvel), atentando-se ao sinal que o sistema do veículo mostra no painel (indicador de alta temperatura, parecido com um termômetro) e, em casos extremos, quando há fumaça saindo do capô do veículo.

Depois de parar o automóvel, o condutor deve tentar identificar a causa do superaquecimento. Entretanto, para a própria segurança, deve esperar no mínimo 40 minutos para verificar o motor do veículo, pois como o motor está a uma temperatura muito alta, qualquer contato pode ocasionar sérios ferimentos. Além disso, a água do sistema de arrefecimento provavelmente estará fervendo, e caso a tampa do reservatório seja aberta, essa água pode vir a causar graves queimaduras.

Depois dos devidos cuidados, caso verifique que a água do reservatório está realmente baixa, o motorista deve completá-la para poder seguir sua viagem (no caso de emergência é possível usar água da torneira).

Se o problema não for no nível da água, esse provavelmente será em um sistema mais complexo, onde não é possível que o condutor intervenha momentâneamente. Nesse caso, se o condutor estiver próximo de uma oficina mecânica, deve esperar até que o motor resfrie completamente e então conduzir o automóvel até o local. Caso esteja distante de qualquer oficina, um guincho ou suporte deve ser solicitado até o local, evitando assim maiores problemas ao motor do veículo.

 

Como evitar que o motor superaqueça

Muitos são os motoristas que já sofreram com o superaquecimento do motor, entretanto, mesmo que esse não tenha sido o seu caso, é interessante se atentar a algumas dicas para que isso não aconteça ou não volte a acontecer com você:

 

  • Faça a manutenção preventiva de seu automóvel (Leia mais clicando aqui)
  • Inspecione o nível do Líquido de arrefecimento frequentemente
  • Coloque aditivos, e não somente água, no reservatório do líquido de arrefecimento
  • Forme o líquido de arrefecimento com água desmineralizada
  • Fique atento ao termostato do automóvel, se ele está marcando uma temperatura alta e a ventoinha ainda não ligou, isso pode indicar que ela está com mau funcionamento.
  • Realize a limpeza do sistema de arrefecimento, caso exista algum tipo de  detrito no meio, isso pode prejudicar o sistema.

 

Quer saber mais dicas como essas? Gostou do nosso artigo? Fale com a ON Petro por meio da nossa página de contatos!

Relacionados

Biodiesel: Tudo sobre esse biocombustível

O biodiesel é caracterizado como um biocombustível, isto é, um combustível de origem biológica, produzido a partir de matéria orgânica de origem…

Propriedades e Características do Óleo Diesel s10

O Óleo Diesel é um tipo de combustível derivado do petróleo, utilizado em grande escala no território brasileiro. Sua produção divide-se entre…

As 7 Principais Propriedades do Óleo Diesel S500

Hoje em dia, quando o assunto é Óleo Diesel, as informações encontradas quase sempre dizem respeito ao mais novo, o Óleo Diesel…